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E Maria, pecou?




Publicado em 10/19/2001
JesusSite
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A Igreja Católica ensina que Maria foi concebida sem pecado e nasceu sem mancha de pecado original, ou seja, que Maria foi gerada pelo seu pai, porém o seu nascimento foi imaculado. Esta é a fórmula de dogma de fé que Pio IX proclamou a oito de dezembro de 1854, na bula ineffabilis:

"É de Deus revelada, a doutrina que mantém que a bem-aventurada Virgem Maria no primeiro instante do seu nascimento, pela singular graça e privilégio do Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha do pecado original".

Os cristãos protestantes manifestam que este dogma não tem nenhum fundamento bíblico. Pio IX separa Maria da sua condição humana, e a faz uma exceção ao lado de Jesus. A Bíblia, que cremos se a Palavra de Deus, declara que todos somos pecadores: "... todos estão debaixo do pecado. Como está escrito: não há um justo, nem um sequer" (Romanos 3.9-10).

Como se atreve o apóstolo Paulo a garantir que não há sequer um justo, se existia a exceção de Maria? Como é que Deus escreveu por meio dos seus santos profetas e apóstolos, colunas da verdade revelada, que não há nem um só justo, se estava a Virgem Imaculada concebida sem pecado?

A Bíblia não ensina que Maria estivesse livre do pecado original, por uma graça especial, desde o mesmo instante do seu nascimento. Maria não reclamou para si o privilégio de ser sem pecado. A própria Maria não cria porque no seu magnificat, reconhece ser pecadora e faz menção do seu Salvador. A virgem Maria, a mais bem-aventurada entre todas as mulheres, falou de Deus, na pessoa de Jesus Cristo, como "Meu Salvador", ao dizer: "A minha alma engrandece ao Senhor; e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" (Lucas 1.46-47). Se ela não fosse pecadora, não teria a necessidade de um Salvador.

Ao falar nesses termos de bendita virgem, não queremos dizer que a escolhida por Deus não fosse a melhor e mais pura entre as mulheres. Porém, não era imaculada, pois ela mesma declara levar como todos nós, a marca do pecado quando invoca a Deus, chamando-lhe "Meu Salvador". Por que chamou assim a Deus? Por que ela, do mesmo modo que todos os homens, necessitou se salvar e obter a vida eterna através do arrependimento e fé.

A Bíblia é igualmente clara em mostrar a doutrina da universidade do pecado: "Certamente em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu a minha mãe" (Salmos 51.5); "Não há homem justo sobre a terra, que faça o bem e nunca peque" (Eclesiastes 7.20); "Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3.23). Nessas passagens não se indica a exceção de Maria; ela como descendente de Adão, participou não só das conseqüências da queda, senão também do pecado; "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram... assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens" (Romanos 5.12-18).

O argumento que usam alguns católicos, de que Jesus não podia ser imaculado (ou seja, sem pecado original), se a que Lhe concebeu não tivesse sido, está carente de razão. Vejamos:


1º) Porque Jesus nasceu por obra do Espírito Santo, não de um varão, porém a virgem foi filha em verdade de Ana e Joaquim.

2º) Porque Jesus é Deus, na qualidade de Segunda Pessoa da Trindade, mas Maria era humana. Cristo não tinha necessidade de que a sua mãe fosse santa, porque foi concebido pelo Espírito Santo; Ele é santo ainda que nascido de uma mulher pecadora, porque no seu corpo "havia a plenitude da Divindade".

3º) Se todos os homens herdam a mancha do pecado, os pais da virgem Maria também a herdaram, e os seus filhos foram igualmente herdeiros da natureza pecaminosa do homem. Não há nenhuma base para crer que alguns dos seus filhos a herdaram, enquanto que a sua filha Maria não a herdou.

4º) Porque, pela mesma razão, tinha sido necessário que fossem imaculados os seus pais Joaquim e Ana, para que pudesse ser a virgem, e as avós para que o fosse Ana; assim sucessivamente, e assim deveríamos estabelecer que foi uma cadeia ininterrupta de mulheres, desde Eva. Esses argumentos não lhe soam ridículos? Se em algum caso tinha que operar-se o milagre de nascer um imaculado, seja quem for, deveria ter sido Jesus, que era divino.

Respeitamos Maria com o mesmo respeito com que o fizera o anjo da Anunciação. Sentimos por ela um profundo carisma ao ver que foi eleita providencialmente por Deus para ser mãe, segundo a carne, do Salvador. E cremos que é bem-aventurada entre as mulheres não porque seja uma semi-deusa, e sim como membra da comunidade dos remidos, como Paulo, Pedro, João e etc.



TextoLinguagem
de Hoje
Revista
e Corrigida
Revista
e Atualizada
Mateus
1.16

Jacó
foi pai de José, "marido" de Maria, e ela foi a mãe de Jesus,
chamado o Messias.
 

e
Jacó gerou a José, "marido" de Maria, da qual nasceu JESUS,
que se chama o Cristo.
 

Jacó
gerou a José, "marido" de Maria, da qual nasceu Jesus, que se
chama o Cristo.
 
Atos
1.14

Eles
sempre se reuniam todos juntos para orarem com as mulheres, a mãe de Jesus
e os "irmãos dele".
 

Todos
estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres,
e Maria, mãe de Jesus, e com "seus irmãos".
 

Todos
estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe
de Jesus, e com "os irmãos dele".
 
Mateus
1.24,25

Quando
José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria.

Porém
não teve relações com ela "até" que a criança nasceu. E José
pôs no menino o nome de Jesus.
 

E
José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e
recebeu a sua mulher,

e
não a conheceu "até" que deu à luz seu filho, o primogênito;
e pôs-lhe o nome de JESUS.
 

Despertado
José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher.

Contudo,
não a conheceu, "enquanto" ela não deu à luz um filho, a quem
pôs o nome de Jesus.
 
Mateus
13.55,56

Por
acaso ele não é o filho do carpinteiro? A sua mãe não é Maria? "Ele
não é irmão de Tiago, José, Simão e Judas?

Todas
as suas irmãs" não moram aqui? De onde é que ele consegue tudo isso?
 

Não
é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e "seus
irmãos, Tiago, e José, e Simão, e Judas?

E
não estão entre nós todas as suas irmãs?" Donde lhe veio, pois, tudo
isso?
 

Não
é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e "seus
irmãos, Tiago, José, Simão e Judas?

Não
vivem entre nós todas as suas irmãs?" Donde lhe vem, pois, tudo isto?
 
Lucas
2.7

Então
Maria deu à luz o "seu primeiro filho". Enrolou o menino em
panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão.
 

E
deu à luz o "seu filho primogênito", e envolveu-o em panos,
e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
 

e
ela deu à luz o "seu filho primogênito", enfaixou-o e o deitou
numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
 
Mateus
12.47-50

Então
alguém disse a Jesus: - Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora
e querem falar com o senhor.

Jesus
perguntou: - Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?

Então
apontou para os seus discípulos e disse: - Vejam! Aqui estão a minha mãe
e os meus irmãos.

Pois
quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã
e minha mãe.
 

E
disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem
falar-te.

Porém
ele, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são
meus irmãos?

E,
estendendo a mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e
meus irmãos;

porque
qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é meu
irmão, e irmã, e mãe.
 

E
alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te.

Porém
ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são
meus irmãos?

E,
estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos.

Porque
qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã
e mãe.
 

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