Pesquisar Artigos

Quando Tudo Dá Errado: O exemplo de Jó


Imagine um dia que começa como qualquer outro. Você se levanta para ir ao serviço e, chegando na firma, encontra as portas lacradas. A firma fechou, sem aviso. Você, inesperadamente, ficou desempregado. Tendo obrigações para cumprir, você decide ir ao banco para sacar dinheiro e pagar algumas contas que estão vencendo. Mas, chegando ao banco, eles dizem que sua conta foi fechada, sem explicação, e que você não tem nenhum centavo. O dia já está piorando. Você resolve voltar para casa, ainda tentando entender o que está acontecendo. Chegando perto de sua rua, você percebe vários bombeiros e ambulâncias correndo por todos os lados. Suas vizinhas estão na rua, chorando inconsolavelmente. Antes de você chegar até sua casa, um dos vizinhos chama você e fala palavras que jamais esquecerá: "Aconteceu tão rápido", ele diz, "que não foi possível salvar ninguém. A casa, de repente, explodiu. Todos que estavam dentro morreram. Eu sinto muito. Todos os seus filhos estão mortos."
Alguns dias passam. Você acorda num lugar estranho. Olhando para seu redor, percebe que está num hospital. Você está sentindo dores terríveis, e uma coceira constante. Depois de algumas horas de sofrimento, a enfermeira avisa que está na hora de visita. No seu caso, várias pessoas serão permitidas entrar para visitá-lo. A primeira pessoa que entra no quarto é sua esposa. Precisando muito de uma palavra de consolo e de explicação, você olha para ela com tanta esperança, nunca imaginando o que ela vai falar. Ela chega perto da sua cama e começa a gritar: "Eu não entendo a sua atitude", ela diz. "Sua fé não vale nada. Você confia num Deus que fez tudo isso? Amaldiçoe o nome de Deus e morra!" Com essas palavras, ela sai do quarto.

Enquanto você procura entender tudo isso, chegam alguns amigos seus. São velhos amigos, sempre prontos para ajudar. Agora será consolado! Mas, eles entram no quarto, vêem seu estado crítico e seu corpo desfigurado p ela doença, e não falam nada. Ficam com a boca aberta, olhando, mas não acreditam. Depois de um longo período de silêncio, um deles fala: "Você mereceu isso. Você deve ter feito alguma maldade muito grande, e Deus está te castigando. Ele tirou todos os seu bens e matou seus filhos. Ele causou esta sua doença. Ele fez tudo isso porque você é mau!" Você começa discutir quando um dos outros concorda com o primeiro, e depois outro também concorda com eles. Não adianta discutir. Para eles, você é um detestável pecador que deve sofrer mais ainda.

De repente, algumas crianças passam no corredor. Você se anima, porque crianças sempre trazem alegria e amor. Mas, estas crianças param na porta, vêem a feiura do seu rosto e corpo, e saem correndo. "Nunca vi nada tão feio", uma delas comenta.

Tudo ficção? Jamais aconteceria uma coisa tão terrível? Modifiquei os detalhes para ajudar você, o leitor moderno, sentir na pele o que aconteceu na vida de Jó. O livro de Jó é, possivelme nte, o primeiro livro bíblico escrito. Um homem fiel e abençoado por Deus perdeu, num dia só, todas as suas posses e todos os seus filhos. Logo depois, foi atacado por uma terrível enfermidade. A própria esposa foi contra este homem de Deus, e disse: "Amaldiçoa a Deus e morre" (Jó 2:9). Os amigos o condenaram e discutiram com ele para provar a sua culpa (a maior parte do livro relata essas discussões, começando no 2:11 e continuando até 37:24). Todos os conhecidos dele, até as crianças, o desprezaram (19:13-19).

O livro de Jó trata de um dos assuntos mais difíceis na experiência humana: como entender e lidar com o sofrimento. É um livro rico e cativante que todos os servos de Deus precisam estudar. Um dia, mais cedo ou mais tarde, ele será útil na sua vida. Neste artigo, vamos considerar algumas lições claras e importantes desse livro.
Pessoas boas sofremTalvez o ponto principal do livro é o simples fato que pessoas fiéis a Deus a inda sofrem nesta vida. O primeiro versículo do livro já define, do ponto de vista de Deus (veja, também, Jó 1:8) o caráter de Jó: "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal." Enquanto entendemos que o sofrimento entrou no mundo por causa do pecado (Gênesis 3:16-19), aprendemos em vários trechos bíblicos que a dor e a tristeza atingem as pessoas boas e dedicadas. Jó, um homem íntegro, sofreu imensamente. Paulo, um servo dedicado ao Senhor, sofreu muito mais do que a grande maioria dos ímpios (2 Coríntios 11:23-27). Mesmo quando ele pediu a Deus, querendo alívio de algum problema, Deus recusou seu pedido (2 Coríntios 12:7-9). Mas, não devemos estranhar com isso, pois o próprio Filho de Deus sofreu na carne (Hebreus 2:9-10,18). Os que servem a ele sofrem, também. O diabo quer nos derrubar com nosso sofrimentoO propósito de Satanás fica bem claro nos primeiros dois capít ulos de Jó. Ele vê o sofrimento como uma grande oportunidade para derrubar a fé dos servos de Deus. Ele aceitou o desafio de tentar destruir a fé de um dos homens mais idôneos do mundo. Depois, ele foi tão ousado que desafiou o próprio Jesus, usando todas as tentações imagináveis para o vencer (Mateus 4:1-11). O diabo entende muito sobre a natureza humana. Ele sabe que pessoas que servem a Deus fielmente quando tudo vai bem na vida podem ser tentadas por meio de alguma calamidade pessoal. Problemas financeiros, a morte de um ente querido, alguma doença grave -- tais sofrimentos na vida são, freqüentemente, o motivo de abandonar a Cristo. Enquanto a mulher de Jó não prevaleceu na vida do próprio marido, o conselho dela (Jó 2:9) vem derrubando a fé de muitas outras pessoas que enfrentam dificuldades na vida. Jó não sabia a fonte de seu sofrimento (capítulos 1 e 2 contam a história para nós, mas ele não sabia de tudo que estava acontecendo entre Deus e Satanás). Às vezes, nós não temos noção da fonte das nossas dificuldades. Mas, podemos ter certeza que o diabo está torcendo para que tropecemos e afastemos de Deus.

Amigos nem sempre ajudam

Três amigos de Jó ficaram sabendo de seu sofrimento, "e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo" (Jó 2:11). Mas as palavras deles não ajudaram. Ofereceram explicações baseadas nas opiniões deles, e não na verdade que vem de Deus. Onde Deus não tinha falado, eles ousaram de falar. O resultado não foi consolo e ajuda, e sim perturbação e desânimo. A mesma coisa acontece hoje. Quando alguém sofre de um problema de saúde, outras pessoas tendem falar sobre algum caso triste de alguém que teve a mesma doença e morreu. Quando uma pessoa amada morre, muitas pessoas procuram confortar a família com palavras insensatas e até mentirosas. É melhor falar umas poucas palavras com compaixão do que falar muito e entristecer a pessoa mais ainda. Quando sofremos perda, é melhor procurar conselho na palavra de Deus e da boca de pessoas que a conhecem e que vivem segundo a vontade do Senhor.

Deus não explica tudo

Quando sofremos, é natural perguntar: "Por quê?". Jó fez isso (Jó 3:24). Habacuque fez a mesma coisa (Habacuque 1:3). Milhões de outras pessoas têm feito a mesma pergunta. É interessante e importante observar que Deus não responde a todas as nossas perguntas. Pode ler o livro de Jó do começo ao fim, e não encontrará uma resposta completa de Deus à pergunta do sofredor. Durante a boa parte da história, Deus deixou Jó e seus amigos a ponderar o problema. Quando o Senhor falou no fim do livro, ele não explicou o porquê. A partir do capítulo 38, Deus afrima que o homem, como mera criatura, não é capaz de entender muitas das coisas de Deus, e não é digno de questionar a sabedoria divina. Jó entendeu a correção de Deus, e respondeu humildemente:"Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca. Uma vez falei e nã o replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei" (Jó 40:4-5). Jó pediu desculpas a Deus por ter duvidado da justiça e da bondade do Criador: "Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia....Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42:3,6).

Depois do sofrimento, vêm as bênçãos

O sofrimento desta vida é temporário. O sofrimento de Jó foi intenso, mas não durou para sempre. É bem provável que ele lembrou, durante o resto da vida, daquelas experiências doloridas. Mas a crise passou, e a vida continuou. Deus restaurou as posses dele em porções dobradas. A mesma coisa acontece conosco. Enfrentamos alguns dias muito difíceis, mas as tempestades passam e a vida continua. Vivendo na época da nova aliança de Cristo, nós temos uma grande vantagem. Temos uma esperança bem definida de uma recompensa eterna no céu (Hebreus 11:13-16,39-40; 12:1-3; 13:14). Qualque r sofrimento é pequeno quando o colocamos no contexto da eternidade.

Fiéis no sofrimento

Nós vamos sofrer nesta vida. Pessoas que dizem que os filhos de Deus não sofrem são falsos mestres que ou não conhecem ou não aceitam a palavra do Senhor. Jó perdeu tudo. Jeremias foi preso. João Batista foi decapitado. Jesus foi crucificado. Estêvão foi apedrejado. Paulo sofreu naufrágio e prisões. Você, também, vai sofrer. Os problemas da vida não sugerem falta de fé, e não são provas de algum terrível pecado na sua vida. Às vezes, as provações vêm como disciplina de Deus (Hebreus 12:6-13); às vezes, não. Mas sempre são oportunidades para crescer (Tiago 1:2-4), e convites para adorar a Deus (Tiago 5:13; Jó 1:20).

Wanderley Rosendo de Souza


Wanderley Rosendo de Souza - São Paulo - Brasil






cancelar assinatura - página do grupo

Como Ser um Cristão


















A mensagem deste tarde traz um novo sentido à vida em um mundo onde entrou o pecado e ficou fora de sintonia com o universo. Esse mundo é habitado por pecadores. É o que a Bíblia fala em Romanos 3:23: "Todos pecaram e precisam da gloria de Deus." Mas justamente na hora mais amarga Deus veio em socorro do ser humano para resgatá-lo da morte, oferecendo-lhe outra vez a vida através de Jesus Cristo, a segunda Pessoa da Santíssima Trintade. Deus havia dito que o homem morreria se pecasse, mas o que Ele não contou é que Ele mesmo morreria para restituir a vida ao transgressor.
"Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor Se compadece daqueles que O temem, porque conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó." Salmo 103:13,14
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna." S. João 3:16
Ele veio para morrer a morte que todos nos merecíamos e nos dar a vida que só Ele merece. Ele disse, "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por Mim". (João 14:6)
"E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu, não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." Atos 4:12
Mesmo, antes do nascimento de Cristo, todos que viveram, nos tempos do Velho Testamento, dependiam de Cristo para serem salvos. Quando nos rituais antigos matavam um cordeiro, uma inocente criatura, para perdão dos pecados, o cordeiro era um símbolo dAquele que viria salvar a humanidade - o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (João 1:29). E daquela forma confessavam sua fé no Salvador que viria.
Se pudessem ser salvos com o sacrifício em si, Cristo não precisaria ter morrido em sacrifício. Ele é pois o único meio de salvação para o ser humano em todos os tempos. "Aquele que nos ama, e pelo Seu sangue nos libertou dos nossos pecados." Apocalipse 1:5
Para alguém ser cristão deve primeiro reconhecer os seus pecados e crer em Jesus Cristo como seu Salvador. A fé sempre tem que estar presente para que as bençãos transformadoras de Deus aconteçam em nossa vida. Certo homem disse a um missionário cristão: Não creio em nada que eu não possa ver. Então o missionário disse: Lamento mas não posso agora falar mais com você. Mas porque não?, disse o homem surpreso. É porque só gosto de conversar com pessoas inteligentes. Aí esse sujeito ficou nervoso: O que você quer dizer com isso? O missionário respondeu: Calma, eu gosto de falar com uma pessoa que tenha cerébro, e você não acredita que tenha cerébro, porque você nunca o viu.
Sempre temos que ter um mínimo de fé nas pessoas. No comandante do avião, no motorista, no cirurgião que está operando sua filhinha de 4 anos, no engenheiro que calculou o concreto o prédio do seu apartamento. O nosso grande problema é que não queremos crer quando se fala de religião e cristianismo.
Nem sempre ver as coisas são garantia suficiente. O peregrino no deserto do Sahara está vagueando, morrendo de sede. Desce do camelo, e corre para beber a água que viu. Quando chega mais perto percebe desolado que estava apenas vendo uma miragem.
Antes de tornar-se um cristão, a pessoa precisa crer em Cristo como a essência da Vida. O carcereiro que presenciou um terremoto na prisão onde o apóstolo Paulo estava, perguntou-lhe: Que devo fazer para ser salvo? A resposta foi claríssima: "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e tua casa". Atos 16:31
Devemos orar ao Senhor e invocar o Seu Nome: "Todo o que invocar o nome do Senhor será salvo." Romanos 10:13
Devemos arrepender-nos e converter-nos. "Arrependei-vos e convertei-vos para que sejam cancelados os vossos pecados." Atos 3:19
Outro passo importante: confessar os nossos pecados. "O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." Provérbios 18:13
Ser batizado: "Aquele que crer e for batizado será salvo." S.Marcos 16:16
Perdoar os outros. "Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará. Se, porém, não perdoardes, tão pouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." Mateus 6:14,15.
Manter uma amizade constante com o Senhor Jesus Cristo. Deixar que Ele seja o nosso Amigo, Conselheiro, Senhor e Salvador das nossas vidas. Apocalipse 3:20: "Eis que estou a porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo."
A vida cristã é como um experimento no laboratório. Quando você segue exatamente uma mesma fórmula, você sempre consegue o mesmo resultado. Se você lê a Bíblia, conversa com Deus através da oração, e passa aos outros a alegria, a paz e a verdadeira felicidade que vem do Senhor, você experimenta também o mesmo clima de serenidade, de confiança, que são sentimentos próprios do vencedor. A Presença do Espírito Santo santifica sua vida e você se torna um verdadeiro cristão.
Os olhos do jardineiro se fixaram em um arbusto da beira da estrada. Não tinha nenhuma beleza especial. Ao contrário, seus pequenos galhos se confundiam com os espinhos. Mas a intuição do jardineiro percebeu algo de valor na planta bruta. Começou a cortar algumas partes desproporcionais. Rapidamente cavou ao redor, tirou-a pela raiz e levou-a para casa. Plantou-a numa das esquinas de um canteiro e deu a ela toda a atenção que precisava. Em pouco tempo começou a dar sinais de vida. Depois pegou um lindo galho da melhor roseira e cuidadosamente enxertou no arbusto.
Semanas se passaram. Uma seiva rica subindo raiz acima fazia nutrir todos os galhos e a planta começou a crescer a olhos vistos. Novos brotos estouravam viçosamente cada dia. Finalmente, para alegria do jardineiro floresceram botões e rosas quase resplandescentes.
Da mesma forma amigos, Deus recebe caracteres imperfeitos, e trabalha as nossas fragilidades, implantando em nós novos ideais e princípios. Através do Espírito Santo Ele traz vida ao nosso coração, uma seiva poderosa que produz em nós flores e frutos de justica, rosas inigualáveis da graça divina.
Lembre-se meu filho. Jesus está vivo. Ele é a própria Vida. Ele não nos deixou só. Está conosco sempre, até o final dos séculos. (Mateus 28:20) Sinta a alegria de ser um cristão genuíno. E sua vida não será mais um por-de-sol, mas uma Alvorada Esplendorosa .(brilhante)
Wanderley Rosendo de Souza - Missões Mundiais
Restaurado por Jesus Cristo


Wanderley Rosendo de Souza - São Paulo - Brasil
__________________________________________________
 

Provando do bom vinho



João 2:1-12
(Desconheço o Autor) 
"Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus; e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento. E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho. Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas. Ordenou-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
Então lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram. Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. Depois disso desceu a Cafarnaum, ele, sua mãe, seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias. Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém".
(João 2:1-12)
A Bíblia mostra que num determinado momento desta festa de casamento, um componente acabou - o vinho. E o que representa o vinho? O vinho representa alegria.
Muitos casamentos não estão vivendo a totalidade da alegria conjugal por que esta perdeu-se com o tempo ou foi roubada. À alegria é fruto de algo que conquistamos. Ou seja, deixamos de nos alegrar por que deixamos de conquistar.
Então, o que fazer para termos a restituição daquilo que um dia perdemos em nossos lares? O que podemos fazer para vivermos a alegria que Deus tem para o nosso casamento? É necessário voltarmos para o evangelho de João, capítulo 2:1-11, e aprendermos alguns princípios tremendos para a edificação do nosso lar:
1º - Jesus estava no centro (Vr. 2-6)
Jesus estava presente naquele casamento, tanto que todas as atenções voltaram-se para Ele quando o vinho acabou. O que vai determinar a nossa vitória é a presença de Jesus em nossos lares. Isto significa colocar Jesus no centro de tudo e priorizar o seu reino e a sua justiça, na certeza de que todas as demais coisas nos serão acrescentadas (Mt 6:33). Muitos lares estão perdendo à alegria por que o que está no centro do casamento é o problema, ou o próprio "eu", ou o trabalho, etc. O que deve estar no centro é Jesus. Com isto teremos o direcionamento correto para tomarmos a decisão certa diante das adversidades e obtermos a vitória.
Coloque Jesus no centro do teu relacionamento familiar!
2º - Encher d'água as talhas (Vr. 7)O que representa as talhas? As talhas representam as nossas vidas. Muitas famílias não recebem os milagres por que estão vazias, sem sentido e sem rumo. Do que estamos enchendo as nossas vidas?
Isto significa que se quizermos uma vida abundante, cheia de alegria e vitórias, devemos encher as talhas de águas, ou seja, encher as nossas vidas continuamente da Água Viva, que é Jesus Cristo, a fonte eterna.
Muitos perdem tempo enchendo suas vidas com o lixo do diabo, nós no entanto, temos o privilégio de sermos cheios da glória de Cristo, que nos dá vida, alegria e paz. e isto envolve: 
Estarmos puros.As talhas eram usadas para a purificação. O casamento deve ser conduzido com pureza, ou seja, santidade. É por isso que a Bíblia diz em Hb 13:4 "Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará."

Deus quer encontrar pureza no teu casamento! E isto se adquire com oração, dedicação a Sagradas Escrituras e consagração a Deus junto com a tua família.
Consagre a tua casa a Deus!
3º - Tu, porém guardaste o bom vinho até agora. (Vr. 9-10)
Deus tem o melhor para as nossas famílias. Ele tornou melhor aquilo que já era bom. O poder da restituição é o dobro daquilo que perdermos.
Se deixarmos Jesus estar no centro do lar e estivermos constantemente com os nossos corações cheios da presença gloriosa d'Ele, com certeza teremos a restituição daquilo que perdemos, e isto será usado para abençoar outras famílias. O mestre-sala foi abençoado como melhor vinho, que foi o fruto do milagre. Muitas famílias precisam ser abençoadas através das nossas, mas para isto é necessário um milagre, um exemplo, um testemunho, que aconteça primeiro em nossos lares.
É isto que Jesus Cristo quer para a minha e para sua família - Que venhamos a provar o bom vinho, que é o milagre que Ele tem para nós, sabendo que temos também, a responsabilidade de levá-lo para outras famílias.
Que Deus abençoe o seu lar!

 

O Segredo da Vitória


" Se devo orgulhar-me, que seja nas coisas que mostram a minha fraqueza "
( 2 Co 11.30 )



  • Para algumas pessoas, quanto maiores forem as dificuldades contra seus projetos, mais serão estimuladas. Para elas, as dificuldades geram energia. Mas isso não é exatamente uma virtude, pois sem esta pressão, elas não sabem agir.



  • Se por causa das dificuldades você se encontra abatido, desanimado tipo " quase parando "; se estiver se perguntando por que Deus está permitindo que tudo lhe aconteça, preste atenção às palavras de uma pessoa que passou por crises semelhantes as suas e até mais difíceis: "Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome...tudo posso naquele que me fortalece". (Fp 4.11.12)



  • Quando o apóstolo Paulo declarou: "Tudo posso naquele que me fortalece", para ele, você também pode tudo suportar. Interessante pensar como  o apóstolo fez de Jesus o modelo de vida quando disse : " Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo " (1 Co 11.1). Jesus também sofreu ! Ele é nosso modelo. Devemos imita-lo. Este é o segredo para uma vida equilibrada, segura e firme, principalmente nas horas dificeis. Imitamos alguém que soube o que é sofrer.



  • Para aprender a viver com Deus, creia tudo é possível na pessoa de Jesus. Nele, você encontra o ânimo e o exemplo de como suportar e se portar em meio as lutas. Imite a Jesus ! Ele dependeu totalmente do Pai ! Então, olhe firme para o Senhor e siga adiante.



  • Vamos ler Filipenses 4.10.20, e vamos orar por  nós mesmos, ore por você peça ao Senhor forças para resistir ao ataque que o inimigo está fazendo em sua vida hoje, vamos pedir para que os efeitos desse ataque não nos seja tão devastador, vamos pedir ao Senhor Jesus que nos revista de mais fé, pois se formos portadores deste valioso poder que Ele conquistou na Cruz por nós, nada nos irá atrapalhar e seremos mais do que vitoriosos" Deus amado, Pai de toda a misericórdia, neste momento solene queremos te agradecer pelo teu imenso amor, obrigado Senhor por esse amor que nos serviu de restauração e renovação, Senhor Deus não tem sido fácil nossa vida, somos sistematicamente atacados por inumeros motivos de tentação, muitos de nós não conseguem desvencilhar-se destes ataques, por isso, estamos aqui, na tua presença para te pedir que fortaleça nossa fé, sabemos que se a tivermos bem enraizada em nosso coração e em nosso viver jamais o inimigo de nossas almas irá alojar-se pois não terá espaço em nossa vida para isso, somos fracos Senhor, e confessamos nossa fraqueza, assuma Senhor nosso controle, assuma nossa força, e afaste o mal de nossa vida, esta oração  nós a fazemos a uma só voz e em nome de teu filho Jesus Cristo, Amém!"



  •          Abilio
    Restaurado por Jesus
    abiliorc@terra.com.br
       011. 82.27.46.21

A Bíblia e a Bebida Alcoólica


Às vezes parece difícil saber ao certo que postura o cristão deve tomar diante das bebidas alcoólicas. De um lado, acham-se muitos textos que parecem incentivar a abstinência, mas, por outro lado, há trechos em que Jesus transformou a água em vinho, bebeu vinho etc. Qual é o ensino das Escrituras acerca do uso do álcool? Para entendermos esse assunto corretamente, é necessário começar com uma postura adequada. Devemos descartar as idéias preconcebidas e não procurar encaixar as Escrituras à força na posição que preferimos ou já concluímos ser a mais correta. Precisamos tratar da questão com a mente aberta e tentando apenas descobrir o que a Palavra de Deus ensina sobre o assunto. Este artigo tratará de vários aspectos das Escrituras e, somente após de analisarmos vários textos e conceitos, chegaremos em uma conclu-são sobre o cristão e as bebidas alcoólicas. Quando ler esses trechos que mencio-naremos, procure entender cada um por vez, mas aguarde para só no fim do estudo formular uma conclusão que lee em conta todos os aspectos em questão.

Analise vários textos
Esses textos serão citados com poucos comentários. Estude cada um e analise com cuidado o seu significado. "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, 
alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio" (Provérbios 20:1). O sábio mostra que há um perigo no vinho e que ele é enganador. "Ouve, filho meu, e sê sabio; guia retamente no caminho o teu coração. Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem" (Provérbios 23:19-21). "Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basiliscoOs teus olhos verão cousas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então tornarei e beber" (Provérbios 23:29-35). Que cena patética a do homem que se deixou vencer pelo álcool. "Palavras do rei Lemuel, de Massá, as quais lhe ensinou sua mãe. Que ti direi, filho meu? Ó filho do meu ventre? Que ti direi, ó filho dos meus votos? Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, às que destroem os reis. Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte. Para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. Dai bebida forte aos que perecem e vinho, aos amargu-rados de espírito; para que bebam e se esqueçam da sua pobreza, e de suas fadigas não se lebrem mais" (Provérbios 31:1-7). O vinho não serve para os reis, mas sim para os que não têm nada por que viverem. "Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!" (Isaías 5:11). "Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte" (Isaías 5:22). "O Senhor derramou no coração deles um espírito estonteante; eles fizeram estontear o Egito em toda a sua obra, como o bêbado quando cambaleia no seu vômito." (Isaías 19:14). "Mas também estes cambaleiam por causa do vinho e não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, são vencidos pelo vinho, não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; erram na visão, tropeçam no juízo. Porque todas as mesas estão cheias de vômitos, e não há lugar sem imundícia" (Isaías 28:7-8). Junto com a vergonha da embriaguez, as Escrituras geralmente frisam o efeito causado sobre a mente. Quando sacerdotes, profetas e juízes bebem, eles desviam os homens de Deus. O texto a seguir ressalta o mesmo pensamento: "A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento" (Oséias 4:11). "Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas! Serás farto de opróbrio em vez de honra; bebe tu também e exibe a tua incircuncisão; chegará a tua vez de tomares o cálice da mão direita do SENHOR, e ignomínia cairá sobre a tua glória" (Habacuque 2:15-16). "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus." (1 Coríntios 6:9-10). "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias e cousas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais cousas praticam" (Gálatas 5:19-21). "Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andando em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias. Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão" (1 Pedro 4:3-4). A embriaguez é um pecado muitas vezes condenado.

Analise a História
A bebida forte tem um passado sórdido. O justo 
Noé caiu por causa do vinho: "Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda" (Gênesis 9:21). Parece que a bebida alcoólica influencia a pessoa para fazer o que jamais faria se estivesse sóbria. Quando as filhas de  desejaram ter filhos do pai, elas oembrigaram e depois o procuraram. O álcool em si não estimulou a concepção, mas elas sabiam que  ficaria muito mais passível de cometer essa imoralidade se estivesse bêbado. "Subiu  de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas. Então, a primogênita disse à mais moça: Nosso pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se conosco, segundo o costume de toda terra. Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendência de nosso pai. Naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. No dia seguinte, disse a primogênita à mais nova: Deitei-me, ontem, à noite, com o meu pai. Demos-lhe a beber vinho também esta noite; entra e deita-te com ele, para que preservemos a desccendência de nosso pai. De novo, pois, deram aquela noite, a beber vinho a seu pai, e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. E assim as duas filhas de  conceberam do próprio pai" (Gênesis 19:30-36). Absalão decidiu matar Amnom enquanto este bebia, talvez por crer que ele seria menos capaz de se defender se estivesse num estado um tanto inebriado: "Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnomestiver alegre de vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então, o matareis. Não temais, pois não sou eu quem vo-lo ordena? Sede fortes e valentes" (2 Samuel 13:28). Um dos pecados de Belsazar, na noite em que viu a mão na parede e em que seu reino foi tomado, foi o fato de estar bebendo: "Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra" (Daniel 5:4).

Analise a palavra vinho na BíbliaO termo vinho na Bíblia tem vários significados. Nos textos acima, está claro que a palavra se refere à bebida alcoólica. Mas, em outras ocasiões, significa suco de uva. Examine, por exemplo, Lucas 5:36-38: "Também lhes disse uma parábola: Ninguém tira um pedaço de veste nova e o põe em veste velha; pois rasgará a nova, e o remendo da nova não se ajustará à velha. E ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão. Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres novos." O vinho novo nesse texto diz respeito ao suco de uva fresco. A idéia é que quando o suco é posto nos odres, ele aumenta durante o processo de fermentação. Se colocado em odres velhos que já estão esticados, estes se romperão. É um fato geralmente aceito, como mostra claramente esse texto, que o vinho na Bíblia nem sempre era alcoólico. Talvez as nossas palavras beber e bebida possam ser um bom exemplo da mesma duplicidade de sentido. Dependendo do contexto, beber pode certamente estar relacionado com bebidas alcoólicas ou apenas significar a ingestão de algum líquido qualquer. É muito importante lembrarmos desse sentido duplo da palavra vinho. Em João 2, Jesus transformou perto de 600 litros de água em vinho. Fez isso depois que os convidados da festa "beberam fartamente". Jesus fez vinho suco de uva ou vinho alcoólico? Lembre-se que as duas coisas são possíveis tendo em vista a própria definição do termo vinho. Mas há duas considerações que nos levam a crer firmemente que se tratava de suco e não de bebida alcoólica. Em primeiro lugar, Jesus o fez na hora. No primeiro momento em que o vinho daquela época era produzido, ele era suco. Somente após um processo de envelhecimento e de fermentação é que se tornava alcoólico. Em segundo lugar, o que é mais importante, se Jesus tivesse feito vinho alcoólico, ele teria estado incentivando a embriaguez. A questão aqui não é um ou dois copos de vinho. Essas pessoas, após já terem bebido muito, receberam mais umas centenas de litros. Jesus jamais incentivou os pecados do homem, tampouco contribuiu para eles. Portanto, parece claro que esse vinho era do tipo não-alcoólico.
É também útil entender algumas coisas sobre os vinhos alcoólicos das terras bíblicas. Naquela época, só havia fermentação natural. Eles ainda não tinham inventado a tecnologia para acrescentar mais álcool às bebidas fermentadas por processo natural. Isso significa que o mais alcoólico dos vinhos da Palestina tinha cerca de 8% de álcool. Pela lei, esses vinhos eram diluídos em água, normalmente três ou quatro partes de água para uma parte de vinho. Esses vinhos fracos, enfraquecidos mais ainda pela adição de enormes quantidades de água, passaram a ser usados como bebidas para acompanhar as refeições. Não eram usados como bebidas, mas apenas como se usa um copo de água ou uma xícara de café que se bebe com a refeição. Vários textos bíblicos parecem apontar para esse uso do vinho --como uma bebida para acompanhar as refeições (observe 1 Timóteo 3:3, 8; Tito 1:7; Mateus 11:18-19).

Analise algumas conclusões
Provérbios 23, já citado, condena o uso do vinho "vermelho" que brilha no copo. O tipo de bebidas alcoólicas usado em nossa sociedade é o mesmo tipo sistematicamente condenado na Bíblia. Jamais fiquei sabendo de alguém que tomasse um pequeno copo de vinho fraco diluído na proporção 4:1 de água como acompanhamento de uma refeição. Os vinhos, as cervejas e os licores de hoje enquadram-se na categoria de bebida forte, e nenhum texto sequer pode ser encontrado na Bíblia que permita que sejam consumidos por um filho de Deus.
- Paulo estimulou a Timóteo de modo especial para que tomasse "um pouco de vinho" por questões de saúde (1 Timóteo 5:23). Às vezes se usa esse texto para mostrar que é possível beber. Mas, de fato, o que ele faz é justamente o oposto. Se Timóteo tivesse tido o hábito de beber uma cerveja aqui e ali, por que precisou que Paulo lhe desse uma permissão especial para usar um pouco de vinho como remédio? Esse texto nos leva à conclusão de que o uso de álcool pelo cristão deve ser uma exceção, não uma regra. Muitos remédios de nossos dias contêm álcool ou outras drogas intoxicantes. O discípulo de Cristo deve ser muito cuidadoso com eles e usá-los apenas com muita moderação. O fato de que uma exceção precisou ser dada para permitir o uso de remédios com teor alcoólico sugere que é errado beber por prazer.
- O servo de Cristo deve sempre analisar o efeito de seus atos sobre o próximo: "É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra cousa com que teu irmão venha a tropeçar" (Romanos 14:21). Mesmo que o cristão pudesse beber moderadamente, de qualquer modo esse texto ainda o estaria proibindo na maioria dos casos. A bebida alcoólica leva tantos cristãos a cair, que aquele que tenta ajudar o seu irmão a não tropeçar certamente não lhe dará o exemplo, bebendo diante dele.
- A Bíblia sistematicamente exige que sejamos sóbrios (leia com cuidado 1 Tesssalonicenses 5:6; 2 Timóteo 4:5; 1Pedro 4:7; 5:8). Entre as primeiras conseqüências da bebida são a ausência de inibições, o enfraquecimento do autocontrole, a falta de juízo. Essas conseqüências ocorrem bem antes da pessoa começar a perder o controle das habilidades motoras, a falar arrastadamente etc. O diabo está sempre procurando-nos tentar; para enfrentar a essas tentações, o filho de Deus deve estar profundamente alerto e sóbrio em todo tempo.
Embora não fosse possível afirmar, com base nas Escrituras, que ingerir qualquer quantidade de álcool por qualquer motivo é sempre pecado, parece claro que o servo de Deus não será alguém que simplesmente bebe canecas de cerveja ou taças de vinho. O beber socialmente que vemos hoje em dia é o tipo condenado em muitos textos das Escrituras. "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio" (Pròverbios 20:1).
por Gary Fisher

A Palavra de Deus
















O que vem à sua mente quando você ouve a expressão palavra de Deus? Vejamos como aconteceu no princípio: "Disse Deus: Haja luz e houve luz. Disse também Deus: ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. Disse mais: haja luzeiros no firmamento...E assim se fez." Gênesis1:3, 9, 14 e 15. Se você ler todo o capítulo 1 de Gênesis, você vai perceber que o instrumento que Deus usou para criar o mundo foi Sua Palavra. Deus falou e logo tudo apareceu.
Não tinha luz na terra e Deus falou e a terra foi iluminada. O que não existia passou a existir. Assim foi com as águas, com a terra, com o firmamento, com o sol, com a lua, com as estrelas, com as plantas e árvores, com os animais e toda a criação de Deus. Deus falou e as coisas aconteceram. Deus disse e tudo se fez de forma bela, plena e com perfeição. O próprio Deus afirmou após cada ato criador, que o que fizera era bom.
Deus deve ter pensado antes de falar. Deve ter imaginado detalhes, formas, cores e planejado de forma minuciosa tudo o que deveria passar a existir pelo poder de Sua palavra. Ele deve ter pensado com carinho e satisfação em tudo aquilo que Ele criaria. Você consegue ver o ar de satisfação na face de Deus depois de ver as coisas que Ele projetou prontas, se movendo, existindo?
Teriam os anjos batido palmas e o universo inteiro se admirado do bom gosto, sabedoria, e o poder do grande artista e arquiteto, o supremo Deus?
Veja o que diz o livro de Jaó, capítulo 39, no verso 7. Na Bíblia na linguagem de hoje este texto foi traduzido assim: "Na manhã da criação as estrelas cantavam em coro, e os servidores celestiais soltavam gritos de alegria. Certamente ecoou nos pensamentos e lábios dos seres criados: "Bendita Palavra de Deus".
Depois de criar todas as coisas por Sua palavra, Deus usaria esta mesma palavra para Se revelar ao homem. Tornar-se conhecido, ser íntimo do homem. No princípio Deus falava face a face com Adão. Você já imaginou o que a conversa de Deus com Adão produzia de bem estar na existência do primeiro homem?
Isto não é difícil de se imaginar, porque você, assim como eu, já deve ter tido determinadas conversas com amigos ou parentes, aquelas conversas gostosas que mais parecem um fonte de vida e ânimo, do que qualquer outra coisa.
Assim deveria ser entre Adão e Deus. Era uma conversa, uma comunhão vivificante. Ouvir Deus falando, conversar e estar com Ele deveria ser a melhor parte do dia de Adão e Eva.
O diabo veio com o pincel do pecado e borrou todo o quadro perfeito que Deus havia criado. Por causa disto, a palavra de Deus não pode mais chegar ao homem livremente. Houve uma barreira na comunicação Deus - homem.
A partir de então Deus se comunicaria de forma especial, através de pessoas escolhidas, para serem porta-vozes de Deus, e eles são chamados de profetas.
Quarenta profetas que ao longo de aproximadamente 1600 anos escreveram o que conhecemos como a Palavra de Deus, a Bíblia.
O apóstolo Paulo afirmou em II Tim. 3:16 que "toda a escritura é inspirada por Deus". A palavra traduzida por inspirada, vem do grego theopneustos que significa literalmente "proveniente do fôlego de Deus".
Foi Deus quem inspirou os pensamentos dos profetas e eles com suas próprias palavras, estilos e expressões comunicaram as verdades divinas aos homens. Pedro diz que "Homens santos falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo" (II Ped 1:21). Os escritores bíblicos indicaram que o Espírito Santo foi a fonte de suas revelações.
Davi declarou: "O Espírito do Senhor fala por intermédio, e a Sua palavra esta na minha língua" (II Sam. 23:2). Paulo escreveu: "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns deixarão a fé" (I Tim 4:1). A conclusão que se chega é que Deus é o autor da Bíblia e a Bíblia é a Palavra de Deus.
Quando você entra em contato com a Bíblia é como se você tivesse ao seu lado um divino e amorável conselheiro para orientar e ajudar em todos os seus caminhos. Paulo ainda diz: "Pois tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência, e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança" (Rom 15:4). Consolo, esperança, ensino e salvação são resultantes do contato com a palavra de Deus.
Quando você olhar para a Bíblia busque enxergar mais do que papel e tinta. Ela é a palavra de Deus e pode criar em você um mundo de harmonia interior, coloridos, pela paz, bondade, amor, fidelidade, humildade, domínio próprio.
O mesmo Deus que disse: "Haja luz e houve luz", pode fazer ascender uma luz na sua vida onde hoje é só escuridão. A palavra de Deus tem poder para trazer a existência o que não existe. A palavra de Deus pode transformar qualquer situação.
Moffat, o grande missionário da África, gostava de contar uma história como prova de que a Palavra de Deus tem poder para transformar. Um africano estava triste e de cabeça baixa e Moffat então perguntou se alguém havia morrido: - Ninguém morreu, disse o homem. É que o nosso cachorro comeu uma página da Bíblia. Moffat então disse: - isto é tão sério? Eu lhe arranjo outra folha igual. mas o homem exclamou: - oh, eu não me preocupo com a Bíblia, mas porque agora nosso cachorro não vai mais avançar em ninguém e nem vai lutar com os chacais. Ele vai ficar tão manso como o povo que crê neste livro. Todos os nossos guerreiros se tornaram tão pacíficos como as mulheres por causa da influência da Bíblia, e agora o meu cachorro está estragado.
Esse africano de forma até simplória demonstrou o quanto ele cria no que a Palavra de Deus é capaz de fazer.
Deus pensou em você quando inspirou os profetas a escreverem Sua palavra. Na Bíblia há uma mensagem personalizada para você. Através dela Deus quer suprir as suas necessidades mais profundas. O que é mais fácil para Deus, falar e fazer o sol e a lua aparecerem do nada e pendurá-los no firmamento ou através de Sua Palavra escrita fazer-nos novas criaturas?
Que você e eu creiamos também na existência e poder da Palavra de Deus e nos aproximemos dela cada dia para que Deus com seu poder Criador, faça dentro de nós novos homens e novas mulheres e possa olhar para nossa vida com satisfação e dizer: Esta minha obra da criação é muito boa.


Wanderley Rosendo de Souza - São Paulo - Brasil
__________________________________________________
 

Criação x Evolução


Lembra da história infantil, onde a princesa beija um sapo que está encantado, e ele vira um príncipe? Bom isto é história para criança, mas, e se demora-se 4 milhões de anos para o sapo virar príncipe? Na lógica o tempo, nada poderia fazer pelo sapo, mas é mais ou menos isto que os defensores da teoria da evolução tentam colocar para nós não como uma teoria, mas como uma verdade, em que o tempo iria aperfeiçoar uma criatura e ela mudaria de espécie!
Vejamos o que prega a teoria da evolução:
A teoria da evolução prega que todas as coisas existem por casualidade, que organismos vivos como amebas evoluíram, evoluíram e chegaram a peixes, estes por sua vez evoluíram... até que se chegou ao homem moderno.
Falhas na teoria da evolução:
Sabe-se que existem mutações a cada 100.000 indivíduos, e que na maioria das vezes estas mutações produzem incapacidade funcionais, demonstrando que repetidas mutações podem originar um retrocesso em não uma evolução.
Sabe-se que resultados de experiências de mutações genéticas pode ocasionar variações dentro de uma mesma espécie, e nunca uma nova espécie.
Os evolucionistas confundem evolução com variação, as espécies podem dentro de um limite variar, mas dentro de sua espécie, um cachorro não evolui para um gato, e vice-versa.
Nunca foram descobertos estados intermediários entre as diversas espécies, o chamado "elo perdido", pois o homem foi criado homem, e não uma ameba, pois como está escrito, "Deus criou todas as coisas segundo a sua espécie".
Os cromossomas e sangue de um macaco, por exemplo são diferentes dos de um homem, sendo portanto de outra espécie! Sem contar é claro que o homem tem uma diferença toda especial, que é o espírito que Deus colocou dentro dele, para podermos conhecer a Deus, e termos contato com Ele, privilégio este que nenhuma outra criatura tem.
Mas... algumas espécies são tão parecidas..., é claro, pois tem elas todas um mesmo Criador?
Se as espécies evoluem, como pode continuar existindo as espécies anteriores?
Sabe-se que a vida não pode ser gerada a partir de uma substância sem vida, por mais que se deixe passar milhões de anos. A própria lei da ciência, nos diz que células complexas se deterioram para formas mais simples, e nunca ao contrário. Então a própria ciência não valida a evolução e sim a regressão.
Como indivíduos sem sexo originariam a formas sexuadas?
Para a evolução ser possível, seria necessário um milagre, e um dos grandes!
Meu amigo, seus olhos são mais eficientes e bonitos que qualquer câmera, seus ajustes de enfocamento e abertura são invejáveis, as imagens são vistas em cores, e em três dimensões, qualquer câmera tem um criador, como dizer que seus olhos foram criados pela casualidade, tendo somente o tempo como construtor? Sem considerar os outros órgãos do corpo humano como cérebro, coração, etc.
Somos criados sim, por um Criador inteligente, e que também nos deu um espírito,
Assim como a câmera foi criada com um propósito, nós também fomos criados com um propósito definido, você foi criado para ser participante do amor de Deus, e Ter a vida eterna
Jovem! Lembra-te do teu Criador, nos dias da tua mocidade!
Consulte o manual do fabricante, a Bíblia!
Joel dos Santos